7 dicas de economia doméstica para sua família
É por meio de hábitos saudáveis que o orçamento familiar pode mudar. É uma verdadeira mudança de cultura dentro de casa, e o único caminho possível para a economia doméstica. Todos os membros da família, quando envolvidos, tornam-se agentes dessa mudança. Trazemos aqui algumas dicas para que você possa organizar as finanças de sua casa.
Por mais que você pense que não, é possível para a sua família a realização de conquistas, como um novo carro ou até mesmo uma nova casa. Desde que a economia doméstica esteja em dia, tais planos têm a possibilidade de se tornarem realidade. Trazemos dicas de economia doméstica para ajudar você e sua família.
1 – Organize
A organização é a chave da economia doméstica. Entradas e saídas no orçamento familiar devem ser registrados.
Dedique uma hora semanal para este levantamento e organização financeira, tal prática não requer muito do seu tempo e trará resultados surpreendentes a curto e longo prazo.
2 – Corte gastos
Que tal colocar no papel todos os gastos semanais classificando-os por importância. Desta forma é possível saber os mais e os menos relevantes, e estes podem ser eliminados do seu orçamento.
Entre os gastos mais supérfluos estão as contas de TV a cabo, planos telefônicos, serviços de streaming que não são usados, entre outros. Analise se realmente são necessários e os corte do orçamento, caso sejam realmente dispensáveis.
3 – Elimine as dívidas
Economia doméstica e dívidas não combinam. As economias tem, antes de qualquer coisa, um destino certo: a quitação de dívidas. Famílias endividadas tem o futuro prejudicado na realização de projetos pessoais.
O ideal é começar separando todos os pagamentos em atraso. As contas de valores e juros mais altos devem ser priorizadas. Caso seja uma conta de valor alto, negocie com a instituição o parcelamento facilitado. Caso for uma conta de valor baixo, realize o pagamento a vista.
4 – Tenha uma reserva financeira
Guardar dinheiro em uma reserva financeira é a melhor maneira de lidar com emergências. Separe um valor para o inesperado. Especialistas afirmam que tal reserva deve ter um valor equivalente a seis meses das despesas da família.
5 – Pesquise antes de comprar
A economia doméstica tem como base a pesquisa. Compra impulsiva não combina com estabilidade financeira. Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, pesquise os preços.
Existem ferramentas online que facilitam a pesquisa. Pesquise em lojas físicas e online, o que pode proporcionar uma economia de até 80%.
6 – Economize nas compras
Siga estas sugestões e economize mais de 30% no supermercado:
Faça uma lista de compras, e insira nela somente o necessário;
Experimente marcas até então desconhecidas, deixando julgamentos de lado. Produtos mais baratos podem ser tão bons ou melhores que marcas famosas.
Não vá às compras com fome, pois é uma armadilha. Você pode comprar além do necessário, por conta da necessidade.
Para economizar, faça as compras sozinho.
7 – Economize com transporte
Quando possível, opte por meios de locomoção alternativos para economizar com gasolina, como bicicletas, caminhadas e transportes públicos.
Organize os horários da família, para que oportunidades como deixar as criancas na escola e ir ao trabalho sejam aproveitadas em uma viagem só.